segunda-feira, 29 de julho de 2013

Saiba a diferença entre o couro sintético e o ecológico

Quero esclarecer que sou contra o uso de couro animal em qualquer peça fabricada seja na moda, na decoração ou em qualquer outra situação... Mas sabemos que atualmente existem outros tipos de couro e muitos de nós acabamos por achar que não faz diferença ou que é tudo a mesma coisa.

Resolvi então pesquisar sobre o assunto para compreender melhor, até porque na hora de comprar uma bolsa ou sapato é bom saber que tipo de material foi utilizado, se um animal foi inutilmente morto para aquele acessório - o que não apoio de modo algum e deixo de comprar muitos produtos por essa razão.

Para uma alternativa ao couro animal, existe o couro sintético.  Há o chamado couro ecológico, mas este ainda tem procedência animal. Vamos entender em suas especificidades:

- Couro sintético: não é couro de fato. É feito geralmente de derivados de petróleo. Logo, também não é ecológico. Existem várias formas de se fazer esse material: com poliuretano (PU), látex, policloreto de polivinila (PVC) e polietileno tereftalato / poliéster (PET). 

Couro ecológico: continua sendo couro animal. A diferença está em seu processo de curtimento, que não usa metais pesados nem poluentes ao meio ambiente e ao homem. Por isso, chega a ser mais caro que o couro animal tradicional. 

Portanto, se você procura produtos que sejam mais éticos ao mundo animal, é só ver na etiqueta materiais como PU, PVC, látex, etc. Os sintéticos! 

OBS.: Existe há muito tempo (desde a década de 60) uma lei que proíbe vender sob o uso do termo "couro sintético", uma vez que de fato não é de origem animal, logo não é couro. Mas o fato é que precisamos saber das diferenças de cada "couro" com que nos deparamos, então imagino que informalmente continuaremos utilizando esses termos.
Lei 4.888 - leia aqui.

Espero que tenha ajudado a quem se interessa pelo assunto! E cuidem dos animais, sempre! :)



Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Adorei o post, Lu!
    Eu também sou contra o uso de couro e sempre procuro a etiqueta para saber se estou comprando couro de verdade ou o sintético. E, ao contrário de muita gente que tem essa preocupação, eu só compro se for couro sintético! hhahahahaha


    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post Lu, eu tbm só compro sintético sou contra couro animal, adorei seu post ;)
    beijão

    ResponderExcluir
  3. Eu prefiro o couro sintético, sempre. Primeiro por causa da origem, que não é animal e segundo por causa do preço, que é bem mais em conta também!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ameii! Postagem muito importante para sabermos a diferença de um e outro, confesso que não fazia ideia. Também sou contra o uso de couro de animais.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  5. Que post legal e muito inteligente. Sou super a favor do que você disse, nada de couro animal.

    Acabei de conhecer o blog e já virei seguidor. Tem ótimas resenhas!

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. É sempre muito bom acrescentar boas informações. Um abraço e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  7. Só pra advertir, usar couro sintetico feito de PU/PVC é tão errado quanto o animal.
    Ambos vem do petróleo (um recurso finito), e sua produção deteriora muito mais o meio ambiente pelos componentes produzidos e pelo excesso de água que é usado no processo.
    O melhor mesmo é o couro ecologico proveniente de seringueira.
    Achei um absurdo falar dos males que o couro animal possui e não falar dos males do couro sintético a fundo. E pior! Afirmar que o sintético é melhor! Pessoas em buscas de informações podem ler o que foi escrito aqui como verdade e achar que realmente está certo. (olhe o tanto de gente acima achando q acha q isso tá realmente certo). Quando se trata de assuntos assim, deve-se expor todos os pontos positivos e negativos de cada parte.

    ResponderExcluir

Participe e comente!